quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Senhas comuns

Estava olhando os relatórios do google analytics e vi que uma das palavras chaves que originou uma visita foi: "senhas comuns", então resolvi aproveitar para dar uma sugestão para geração de senha: aleatória! Existem varios scripts e sofwares para isso, o próprio ubuntu gera senhas aleatórias no cadastramento de novos usuários (Administração > Usuário e grupos > Propriedades).

Mas voltando a busca por senhas comuns, acho que o contexto é importante. Senha de que? E-mail? Cartão? Banco? Por exemplo, em um cartão de crédito que não utilizo mais minha senha era o final do número de série da bateria do meu celular, isso possibilita variações como: números alternados, números de trás para frente, resultado de adição ou outra operação matemática básica com outro número.

Essa não é primeira vez que escrevo sobre senhas e também não será a última. Ainda tenho algumas idéias de outras variações, o problema é a pessoas usarem algo diferente e deixarem de lado o medo de esquecer da senha quando precisar.

Nenhum comentário: