quinta-feira, 6 de novembro de 2008

AVG 8.0 free

Como meu período de testes com o Norton 2009 expirou resolvi desinstala-lo (confesso já tinha pensando em fazer isso na instalação) e instalar o AVG 8.0 Free.

Para começar minha "migração", no site onde o encontrei tinha um comentário que dizia que o software era ruim pois ele não detectava certas ameaças que um outro software "Y" detectava. Eu concordo com isso e imagino porque isso ocorre, já tive problemas com uma versão anterior do AVG, pois nas configurações padrões (default) ele apenas analisa os arquivos infectáveis, o que permite executaveis se esconderem usando outras extensões não infectáveis. Na versão 8.0 isso também ocorre.

Saindo um pouco do contexto deste post, em um dos últimos vírus/malware/worm que encontrei o executável não parecia nocivo, mas alguns arquivos com extensão txt eram, eles especificavam o que o executável devia fazer, entre elas: ler e alterar registros do windows, definir timer para execução, e contamminação de outros dispositivos, neste caso pendrives.

Eu tinha escrito mais um paragrafo mas apaguei sem querer e o rascunho foi salvo automaticamente (lembrete: não escrever direto aqui!). Eu estava escrevendo que para a maioria das pessoas a análise de todos arquivos ser padrão ia ser muito bom mas com certeza a ocorrencia de falsos positivos iria importunar muita gente que desenvolve software.

Nenhum comentário: