quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Palestra sobre Scrum no Treina TOM #2

A idéia inicial deste post era falar da novela que foi para eu assistir a palestra do Juan (Teamware) sobre Scrum pelo Treina TOM (Introdução a gestão ágil de projetos com Scrum), para começar não pude assitir no dia, depois devido ao seu tamanho (mais de 300 MB) foi difícil baixa-la. Mas quinta-feira passada quando estava lendo meus e-mail achei um convite na lista de discussão sobre Scrum para participar da palestra duas horas antes do seu inicio, me cadastrei, recebi um e-mail de confirmação com um link errado (já imaginei que não ia participar da palestra novamente), mas depois recebi outro e-mail dizendo que faltavam trinta minutos para a palestra.

Já tinha assistido a gravação da palestra anterior e achado muito boa, mas participar da palestra ao vivo foi bem melhor, apesar se ser a mesma palestra, a possibilidade de interagir melhora muito a sua qualidade.

Agora entrando um pouco mais na parte técnica, com relação aos sprints, o Scrum sugere sprints de 2 a 4 semanas, eu já estava sendo um pouco mais radical e sugerindo sprint de uma semana, ainda prefiro uma semana mas durante a palestra me dei conta que talvez o tamanho ideal seja mesmo 2 semanas, para deixar o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) melhor acomodado, assim dando mais tempo para o "Do".

Nenhum comentário: