quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Como não vender um notebook

Há três meses atrás estava interessado em comprar um notebook e um sábio vendedor de uma loja especializada me convenceu do contrário. Suas ações e comentários que me fizeram mudar de idéia na época foram:

1 - Olhar o cliente dos pés a cabeça e fazer o seu pré julgamento - Confesso que não estava muito arrumado, mas também não preciso colocar terno e gravata para ir comprar um notebook. Imagino que tenha sido isso que tenha feito ele escolher a sua abordagem comigo, acho que estava tentando se livra de mim de uma vez, achava que não ia comprar mesmo.

2 - Questionar o cliente sobre a utilização do notebook - Eu que tive que argumentar dizendo porque eu precisava de um notebook.

3 - Falar sobre o custo de manutenção - Achei informações óbvias, é claro que peças para notebook são mais caras que para um desktop.

4 - Justificar o seu preço mais alto - Aqui ele me falou que seus preços eram mais salgados pois era tudo legal, garantia, impostos, e acrescentou que os notebooks que encontramos a preço popular só dão incomodação.

5 - Falar que com valor do notebook você pode ter um desktop com mais recursos - Isso é um complemento do item 3 mas como estou seguindo a ordem cronológica. Aqui ele também acrescentou a possibilidade de upgrade do desktop.

6 - Falar que não dá para instalar linux no notebook - Essa foi a bonus track, ele me disse que para instalar linux é necessário outro hd. Então falei que era possível sim, que já tinha feito varias vezes, nessa hora chegou outro funcionário que confirmou minha história, bom pelo menos o nível técnico da loja subiu.

Concluindo, é claro que não preciso acrescentar que não foi lá que comprei o meu notebook. Demorei um pouco para encarar o investimento e estou um pouco arrependido de não ter feito isso antes, mas nada que não esqueça rapidamende após alguns minutos no meu brinquedinho novo.

Nenhum comentário: