quinta-feira, 7 de maio de 2009

Upgrade para 9.04

Desde que foi lançado o ubuntu 9.04 estou tentado instala-lo no meu notebook. Demorou um pouco, mas finalmente consegui e estou usando-o agora para escrever este rápido relato.

Primeiro baixei uma imagem, gravei um cd e descobri que o arquivo tinha sido corrompido. Este problema poderia ter sido evitado se tivesse conferido com md5sum.

Depois baixei outra imagem, gravei outro cd, mas como ia instala-lo pelo windows, tive um pequeno problema, o windows não reconheceu o cd (informou que cd estava em branco). O cd funcionou normalmente para o boot. Talvez grava-lo em uma velocidade menor resolva este problema.

Voltei a considerar a idéia de fazer o upgrade com versão que já tinha instalado, mas em outras tentativas não tive muito sucesso, então comecei a fazer backups. Depois tive a idéia de fazer uma cópia do meu diretório onde o linux esta instalado na partição do windows e fazer o update. Se desse erro era só renomear a pasta. Acho que fazer isso pelo windows demorou mais tempo que deveria.

Após a criação da cópia do diretório, renomei-a para testar se ela estava funcionando normalmente. Após o boot normal, conclui que tudo estava bem. Então conectei a internet e comecei o upgrade.

Fui informado que seria necessário baixar mais de 1GB, com tempo estimado em duas horas. Aceitei mas comecei a considerar a possibilidade de ter instalado tudo com o cd. Então me dei conta que depois ia baixar isso tudo novamente, só que parcelado. Tenho muitos pacotes instalados. Acho que os pacotes que não instalei com apt-get não passam de cinco.

Continuando, outra coisa que demorou muito tempo foi a instalação dos pacotes. Foram estimadas mais de duas horas.

Quando fui questionado sobre a desinstalação dos 52 pacotes obsoletos, pensei rapidamente e mandei remover todos. Por enquanto não encontrei nenhum problema.

Após reiniciar o sistema, o boot demorou um pouco, foi o primeiro boot, alias, ainda é, não reiniciei ele para medir o tempo de boot.

Notei que a fonte do gnome-terminal está diferente, acho que a resolução alterada.

Concluido, agora tenho quatro sistemas operacionais no meu notebook: ubuntu 8.04 (32-bit), 8.10 (64-bit), 9.04 (64-bit) e o Vista. Claro que não pretendo continuar com isso tudo. Acho que semana que vem já posso apagar a versão 8.10 (64-bit). Na verdade, acho que se não fosse pela garantia do notebook já teria me livrado do vista, como já fiz anteriomente com o outro notebook.

Update: Corrigi alguns erros de digitação.

Update 2: Corrigi versões. Versão 32-bit é 8.04, não 8.10, como tinha escrito anteriomente.

Nenhum comentário: