quinta-feira, 14 de maio de 2009

Cinco sistemas operacionais

Diferente do que tinha planejado (diminuir o número de sistemas operacionais do meu notebook) acabei instalando mais um, mas tenho um desculpa para isso. Resolvi testar o virtualbox e como o primeiro cd de instalação que encontrei foi o ubuntu 8.04. Foram aproximadamente 36 minutos para concluir a instalação. Aproveitei para ver o números de pacotes (1102). Outro número que me chamou a atenção foi o número de updates para deixar o sistema atualizado (368), 319.3MB.

A versão 8.04 (32-bit) que já tinha instalado tem 1357 pacotes. A versão 8.10 (64-bit), 1554 pacotes. E finalmente, a 9.04 (62-bit), 1613 pacotes. Eu podia ter feito a lista de pacotes instalados em cada um deles para fazer um comparação, mas infelizmente só me dei conta disso depois, mas ainda posso corrigir isso, antes de começar a apagar alguns SO's.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acabo de ler.. e até poderia dizer que entendi sua necessidade em testar diferentes sistemas operacionais. O que não consigo compreender é: Qual a perspectiva do uso comum ou do aproveitamento de alguns pacotes dos diferentes sistemas no dia-a-dia?

Lvzimmer disse...

Este meu contexto atual com cinco sistemas operacionais instalados emergiu naturalmente. Fui instalando versões mais atualizadas e deixei, por segurança, a versão anterior.

No dia a dia utilizo apenas um deles. Eventualmente se preciso de um pacote não instalado na versão mais nova tento instala-lo, se por alguma razão isto não é possivel recorro 'temporariamente' a uma versão mas antiga.

Isto vale para hardware também, por exe mplo, após uma atualização a webcam deixou de funcionar.

Anônimo disse...

Este "incremento" de sistemas operacionais, facilita para a realização de alguns comandos, mas se implica na funcionalidade do hardware, citado como exemplo qual o equilíbrio entre prós e contras? E ainda, este tipo de "ajuste" pode incorrer em problemas posteriores ao acionar o "seguro"?