terça-feira, 17 de julho de 2007

A telefonia e a efetividade

Este artigo está participando da promoção de aniversário do efetividade.net, que está oferecendo brindes para estimular seus leitores a escrever sobre produtividade pessoal e temas relacionados. Acredito que este artigo faça parte dos temas relacionados já que me inspirei em um acontecimento passado e em alguns livros como: "Quem mexeu no meu queijo", "A meta", "Adams Óbvio" e "O monge e o executivo". Livros muito bons e úteis tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional, que contam uma história para introduzir "novas" idéias.

Algumas semanas atrás, final do mês passado para ser mais exato, tive alguns problemas com a minha conexão à internet e com o telefone, acabei abrindo três ordens de serviço.

Ordem de serviço #1

A primeira foi quando meu modem ADSL deu problema, ele sincronizava depois de algum tempo de navegação ele perdia a conexão e as luzes do modem enfraqueciam, conclui que ele tinha estragado. Como meu modem é alugado, liguei para a central de atendimento já informando que o modem estava com problemas e perguntando se os técnicos já iriam trazer outro modem na visita a minha residência. No final da tarde, os técnicos chegaram na minha casa e não deram muita a atenção ao que eu falei e já queriam ir embora após o modem sincronizar pela primeira vez (eles tinham outra ordem de serviço "queimando"), depois que a conexão caiu me encheram de perguntas sobre minha instalação telefônica interna, aparelhos, sistemas de alarmes. Depois que trocaram o filtro de linha, a fonte do modem e o próprio modem, e a internet voltou a funcionar. Um dos técnicos ligou para central de atendimento de seu celular começou a encerra a ordem de serviço e me passou o telefone para falar com a atendente, ela me perguntou se estava tudo OK, confirmei e eles me deram o relatório de visita ADSL para assinar que dizia que a minha rede interna estava com defeito e foi trocado o filtro ADSL, a fonte do modem e o modem.

Ordem de serviço #2

Depois de algum tempo, após a saída dos técnicos fui usar o telefone e descobri que ele não estava funcionando, só dava tom de ocupado, e quando alguém ligava ou ele nem chegava a tocar ou mal terminava de dar um toque e parava de funcionar novamente. Então abri a segunda ordem de serviço. No outro dia pela manhã, ligaram para meu celular informando que os técnicos tinham estado na minha casa mas não tinha ninguém no local. Como eu não estava em casa mesmo, após desligar o celular liguei para casa e descobri que não era verdade, tinha até mais de uma pessoa em casa mas como as janelas estavam fechadas ainda, não havia campainha no portão, e os técnicos não podiam se dar ao trabalho de bater palmas na frente de casa, mas em uma tentativa heróica ligaram para o telefone estragado da minha casa (bom... pelo menos o identificador de chamadas estava funcionando). E a segunda ordem de serviço foi encerrada.

Ordem de serviço #3

Então tive que abrir outra (mais um prazo de 24 horas). Na terceira visita dos técnicos, na verdade eu considero a segunda mas tudo bem, eu não estava presente mas o telefone e a internet funcionaram normalmente. Depois de um tempo após os técnicos irem embora o problema voltou. Então antes abrir uma nova ordem de serviço e dar mais trabalho aos nossos queridos técnicos resolvi fazer alguns testes, desliguei todos os aparelhos e filtros das tomadas, e comecei a ligar um por um isoladamente, descobri o problema em um dos filtros ADSL (lembra o filtro que foi trocado na primeira visita? Pois é...). Comprei outro filtro e tudo voltou a funcionar normalmente.

Concluindo, não vou colocar toda a culpa nos técnicos, até porque notei que eram novos, mas se eu tivesse tomado certas atitudes antes, o meu problema poderia ter sido resolvido mais cedo.

Moral da história: "Só porque alguém é pago para resolver o seu problema não quer dizer que você não deve se envolver mais na sua solução".

Moral da história (nerd): Preciso aplicar mais TDD (e eles também).

Como acho que esse artigo já ficou longo o suficiente, decidi guardar algumas pérolas que os técnicos me disseram durante a primeira visita para um próximo post, caso alguém se interesse.

Agradecimentos: aos técnicos citados nesse artigo. Um abraço.

Já que meu e-mail não se encontra na estrutura de página ainda: lvzimmer [at] gmail [dot] com.

Update:editei meu e-mail.

Nenhum comentário: